Publicado em: 05/12/2018 10:10 | Fonte/Agência: Prefeitura

VIagem Técnica Itapu

COORDENADORES DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS PARTICIPARAM DE VIAGEM TÉCNICA

A fim de conhecer boas práticas e iniciativas voltadas à sustentabilidade nos municípios de Jaguariúna e Socorro, no Estado de São Paulo, os coordenadores técnicos do Programa Cidades Sustentáveis em Campo Bonito, Juciel Hemerich e Junior Dominiak, participaram da viagem técnica promovida pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Itaipu Binacional. Visitação realizada nos dias 29 e 30 de novembro.

Em Jaguariúna os coordenadores observaram cases positivos, principalmente, nas áreas de educação, saúde, segurança e tecnologia.

Na cidade de Socorro foi possível conhecer cases de acessibilidade e turismo rural, onde todo o centro urbano e pontos turísticos foram adaptados para possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ainda na cidade de Socorro, os coordenadores visitaram o hotel fazenda Parque dos Sonhos, que desenvolve a atividade de turismo rural de aventura, proporcionando aos visitantes inúmeras atividades junto a natureza.

Para o coordenador Junior Dominiak “A experiência proporcionada nesta viagem técnica mostrou que o ecoturismo e o turismo de aventura são excelentes alternativas de investimentos para os proprietários rurais, tendo em vista que as populações urbanas procuram por esses ambientes para vivenciar novas experiências e entrar em contato com a natureza”.

O assessor de planejamento Juciel Hemerich explicou o funciona no programa “O programa Cidades Sustentáveis (PCS) propõe o levantamento de indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais, para a elaboração de um diagnóstico detalhado da cidade. Entender as limitações e as potencialidades do município, como meio de buscar a sustentabilidade urbana é um desafio que se apresenta na atualidade. A plataforma do programa vem propor o planejamento e gestão do ambiente urbano, inclusive para cidades pequenas como a nossa, mostrando os índices e números dos mais diversos setores que embasarão a tomada de decisões, desde os novos investimentos até a simples mudança em um determinado setor para obter melhores resultados. Esses indicadores servem de auxílio na instrumentalização das equipes técnicas das diversas secretarias da prefeitura. A visita nos proporcionou conhecimento das experiências lá desenvolvidas e inspiração prática de que é possível implementarmos ações de sustentabilidade em nosso município”.

Na foto: Juciel Hemerich, assessor de planejamento e coordenador do programa no município; Gilmar Secco, superintendente da Itaipu; José Fernandes, proprietário do hotel fazenda Parque dos Sonhos; Junior Dominiak, coordenador técnico.